Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Sessão Encerrada

Sessão 1 — disponível até 25 jun

Abrimos a Mostra Atravessamentos com essa seleção de curtas da Mostra Acervo, marcando o lugar de importância ocupado pelas imagens produzidas na luta. As presentes imagens evidenciam o entrelaçamento de lutas relacionadas à pauta da moradia. São imagens que precisam ser vistas e histórias que precisam ser escutadas. Cinema, afinal, é também ferramenta de luta.

Essa sessão é para se aproximar da história que o MLB constrói a partir dos olhares de diferentes momentos desses processos.

picpay mlb

Casa com Parede

Dênia Cruz
16" — 2019

Um assentamento urbano em remoção, após um incêndio que destruiu mais de 50% dos barracos. Mulheres, homens e crianças em mudança para tão sonhada moradia. Essa história é revelada de forma lúdica por uma criança de oito anos que viveu com sua mãe numa comunidade entre tábuas e lonas, mas que sonhava morar em uma casa com parede.

Ocupar, resistir e construir

Dayanne Naessa, Edinho Vieira, Juliano Vitral, Roberta Von Randow
14" — 2016

Ocupar, construir e resistir é o lema das ocupações urbanas de Paulo Freire e Izidora, que reúne o maior conflito fundiário do Brasil, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Neste universo de luta e manifestações pela moradia própria e ocupação da cidade, descortina-se o cotidiano de seus moradores na construção da casa, no trato om a horta e nas brincadeiras de crianças e jovens.

Na Missão, com Kadu

Aiano Bemfica, Kadu Freitas, Pedro Maia de Brito
28" — 2016

No maior conflito fundiário urbano da América Latina, companheiras e companheiros da região ocupada da Izidora marcham pela moradia digna. Kadu traz de volta em sua câmera registros da marcha do dia 19/6/15. À beira do fogo ele relembra o dia, a luta e o sonho.