Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Sessão Encerrada

Sessão 6 — disponível até 25 jun

Até que ponto corremos o risco de perder direitos já conquistados? Ou quando uma luta pode se dar por vencida? A quinta sessão da Mostra LONA parte desse questionamento para tentar buscar possíveis respostas em diferentes temporalidades: seja a partir das experiências passadas de um país em construção, de exemplos de um controverso presente ou de projeções para e sobre um futuro de autoritarismo e vigilância.

Por isso, por um lado, traça alguns paralelos entre épocas distintas a fim de encontrar, no rap e no samba, a rima da luta de quem resiste e, por outro, visita o litoral e o aglomerado para buscar apoio entre uma juventude que, mesmo ameaçada, ergue-se e diz a que veio. Esta é, sobretudo, uma sessão de esperança.

picpay mlb

Brooklin

Coletivo CineLeblon
22" — 2019

Em um futuro próximo, os moradores do Brooklin são submetidos a um toque de recolher imposto pela Guarda do Estado Verdadeiro. Através de uma rádio clandestina, criada por um grupo de jovens insurgentes, um espaço de denúncia se abre. À medida que a popularidade das transmissões aumenta, as retaliações por parte do Estado Verdadeiro começam. Uma caçada tem início. A ordem é derrubar os corpos que buscam se levantar..

Associação de Moradores do Guararape

Sergio Péo
14" — 1979

Territorio Ocupado

Coletivo Cinema e Sal
15" — 2018

Adolescentes da vila pesqueira Garapuá investigam a chegada de empreendimentos turísticos em sua comunidade, refletindo sobre a preservação do território e identidade. . O curta foi realizado coletivamente pelos jovens das oficinas "Cinema e Sal" , projeto de Cinema Comunitário e Educação Popular no arquipélago de Cairu-Bahia.

Rap, o Canto da Ceilândia

Adirley Queiroz
15" — 2005

Dialogo com os artistas cantores de Rap, moradores da Ceilândia, cidade satélite de Brasilia.