Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Sessão Encerrada

Sessão 3 — disponível até 25 jun

Imagens que evidenciam situações de perigo. Imagens que surgem de resistências concretas. Imagens com durações incertas, com respirações muitas vezes trêmulas. Imagens que seguem de perto pessoas e lutas, correndo ao lado delas, trabalhando ao lado delas, arriscando ao lado delas o próprio corpo de quem filma.

Nas obras que compõem este programa, filmar é sobretudo um gesto de combate e proteção, não apenas dos corpos diretamente expostos nos territórios, mas também da ordenação de uma memória do presente que o cinema mobiliza e depura.

picpay mlb

Conte Isso Àqueles que Dizem que Fomos Derrotoados

Aiano Mineiro, Camila Bastos, Cris Araujo e Pedro Maia de Brito
23" — 2018

Na madrugada, luzes apontam um caminho.

ZAWXIPERKWER KA’A – Guardiões da Floresta

Jocy Guajajara, Milson Guajajara
50" — 2019

Nos limites do "complexo verde" formado pelas terras indígenas Caru, Awá, Alto Rio Guamá e Alto Turiaçu dos índios Guajajara e Awá-Guajá, que em um ano tiveram seis lideranças assassinadas, os Guardiões da Floresta lutam para proteger seu território, a última área de floresta contínua no estado do Maranhão. Em "Guardiões da Floresta" mergulhamos na tensão destes enfrentamentos na reserva do Caru.

Ameaçados

Júlia Mariano
22" — 2014

No Brasil profundo, onde lei e justiça dependem de nome e sobrenome, a luta por um pedaço de terra vira uma questão de vida ou morte. Ameaçados mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver. *Produção CPT