Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Programa Despejo Zero

Mesmo no auge da pandemia da COVID-19, os despejos não cessaram. A ação violenta do Estado, que coloca a defesa da propriedade privada acima do direito humano básico e constitucional de morar dignamente, ignora o imperativo para ficar em casa, medida essencial para evitar o contágio pelo novo coronavírus. É nesse contexto que a LONA - Cinemas e Territórios, realização do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), apresenta mais um programa especial de filmes que trazem imagens e histórias de ocupações urbanas sob processos de ameaça de despejos. Fizemos um recorte com cinco filmes que refletem sobre situações das injustiças cometidas pelo estado em ações de ameaça ou despejo de comunidades para ampliar o debate e a articulação na luta em defesa da suspensão dos mandatos de despejos, se somando a campanha #DespejoZero.

Lanceiros Negros Estão Vivos - Uma Ocupação por Moradia e Liberdade, e Memórias de Izidora, são dois filmes que fazem parte do Acervo da LONA, que registram a luta do MLB e das ocupações pelo direito à moradia digna e contra as ameaças de despejo em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Nove Águas e Estamos Todos Aqui, são dois filmes que já foram exibidos na Mostra Atravessamentos da LONA, e retornam com as histórias de enfrentamento dos moradores de um Quilombo no Vale do Mucuri (nordeste de Minas Gerais) e de uma comunidade em Santos (no estado de São Paulo), respectivamente. Os dois filmes experimentam através do exercício entre ficção e documentário, a força da luta e da organização dos moradores para manter as casas firmes contra um possível despejo. E para fechar essa seleção, convidamos também o longa metragem, Parque Oeste. Filme da diretora Fabiana Assis, relembra uma violenta desocupação ocorrida no Parque Oeste, em Goiânia, e dez anos depois mostra a vida das pessoas na luta para reconstruir sua vida do zero.

Seguindo a luta da articulação nacional dos movimentos pela moradia que juntos estão defendendo a suspensão do cumprimento de medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas que resultem em despejos, desocupações, reintegração de posse ou remoções durante o estado de calamidade pública decretado por causa da COVID-19. O Programa Despejo Zero, fica disponível no nosso site do dia 25 ao dia 29 de Julho.