Realização MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas

Programa Homenagem

Olhar para a luta pela moradia no presente é também compreender como o conflito pela terra sempre foi um marcador para o Brasil, cuja história é envolta não só em roubos e expropriações, mas também em organização e conquista. Enquanto uma das condições primeiras para possibilidade de vida, reflexos da luta pela terra se repetem na trajetória de inúmeros brasileiros e brasileiras, seja nas periferias de centros urbanos ou nas ocupações de grandes latifúndios. As recorrências? Famílias simples, solidárias com o coletivo, que tentam sobreviver um dia após o outro e garantir um futuro melhor para si e para os seus.

Essas semelhanças podem ser encontradas nos três filmes que compõem o Programa Homenagem. A sessão propõe um mergulho no passado recente do país pelos olhares de Tetê Moraes e Carlos Pronzato, militantes e cineastas fundamentais para a recuperação de imagens produzidas em contexto de luta.

O percurso abrange tanto a vida de Rose, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, quanto a história dos despejados de Pinheirinho, truculenta operação de reintegração de posse realizada em janeiro de 2012. É, duplamente, uma sessão de revolta e legado.

Uma possível resposta do cinema aos injustos processos históricos que conformaram o país e a sociedade que hoje temos.